GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) constitui um modelo sistêmico da gestão, voltado a resultados expressivos para todas as partes interessadas e para aumento…

SEGURANÇA DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança no Trabalho reúne um conjunto de ciências e tecnologias cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho…

MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE

A gestão ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais.  

SAUDE OCUPACIONAL

SAUDE OCUPACIONAL

A Saúde no Trabalho desenvolve ambientes laborais que não comprometem a saúde das pessoas. Isto é feito pela adequação das  condições gerais de trabalho, tais…

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

A Cortiça como absorvente de derrames de óleo

artigo2 homePor mais criterioza que uma indústria seja ao realizar seus processos, o risco de derramamentos de óleos, hidrocarbonetos e gorduras é uma realidade. E, quando estes riscos se materializam é necessário utilizar produtos que absorvam as substâncias derramadas antes que ocorram ou se agravem os danos ambientais.
No Brasil temos utilizado produtos absorventes para derrames industriais a base de polipropileno, sílica e turfa desidratada.A técnica para absorção/adsorsão  de derrames é relativamente simples, os absorventes são lançados como barreiras de contenção e como almofadas absorvedoras.  
Em 2011, assistimos a um salto na evolução da tecnologia nesse segmento de absorventes. A nova técnica de produção de absorventes utiliza uma substância natural, de baixo custo e sobretudo com grandes ganhos ambientais: a cortiça.
As vantagens do uso da cortiça começam nas plantações do Sobreiro (arvore de onde é retirada a cortiça). Pois elas permitem a criação e a manutenção de empregos em zonas especialmente carentes. Aproximadamente 100.000 pessoas dependem da cortiça (relatório WWF).  O sobreiro tem um papel fundamental no combate à desertificação, fixando o solo e a matéria orgânica, reduzindo a erosão e aumentando a retenção de água. As áreas plantadas com o sobreiro constituem um ecossistema único no mundo, contribuindo  para a sobrevivência de muitas espécies nativas (fauna e flora).
O Sobreiro (Quercus Suber L.) é uma árvore de crescimento lento que pode viver até 200 anos e que permite a extração da cortiça, em média, 16 vezes durante a sua vida.
Outra vantagem do uso de cortiça como absorvente  é que ela absorve óleos, solventes, hidrocarbonetos e gorduras sem absorver água.  E, flutua mesmo depois de saturada.
O absorvente a base de cortiça está sendo comercializado com o nome de  CorkSorb. Ele é produzido pelo Grupo Corticeira Amorim, que opera a 140 anos e é lider no mercado de cortiça.
A capacidade de absorção do CorkSorb foi certificada pelo CEDRE (laboratório Francês prestigiado a nível internacional) como sendo de 9,43 l óleo / kg de absorvente.  Quanto aos aspectos ambientais, o produto foi  homologados pela United States Environmental Protection Agency.