Análise e Melhoria de Processos

art1O atual dinamismo das organizações, aliado ao peso cada vez maior que a tecnologia exerce nos negócios, vem fazendo com que o tema processos e, mais recentemente, gestão por processos seja estudado e aplicado com crescente interesse pelas organizações.  Em boa parte, o interesse dos executivos pelas técnicas de Gerenciamento de Processos está relacionado à busca pelo aumento da eficiência, à redução de custos e ao aumento da qualidade.
1.    Escopo
Prestação de serviço na forma de consultoria visando à análise e melhoria de processos variados da Empresa/Cliente, contemplando: o mapeamento de Processos Principais e Processos de Apoio, incluindo todas as atividades inerentes à obtenção de bens e serviços, com vistas ao seu suporte por uma solução de TI.
O serviço é desenvolvido em 2 fases, como descrito a seguir.
A 1ª fase consiste do Mapeamento de Processos e compreende:
•    Entrevistas com funcionários de todos os setores no nível operacional;
•    Mapeamento inicial dos processos vigentes (as is);
•    Homologação do mapeamento AS IS com os funcionários entrevistados; e
•    Ratificação do mapeamento AS IS com os funcionários em nível de gerência.

A 2ª fase consiste da Análise e Melhoria de Processos e compreende:
•    Análise dos processos AS IS e elaboração de diagnóstico;
•    Elaboração do mapeamento inicial dos processos a viger (to be);
•    Homologação do mapeamento TO BE com os funcionários entrevistados; e
•    Ratificação do mapeamento TO BE com os funcionários em nível de gerência.
 
2.    Metas
a)    Agilidade no gerenciamento de mudanças.
b)    Racionalizar o fluxo das informações.
c)    Oportunidades para redução do lead time.
d)    Produtividade, Minimizar atrasos.
e)    Maximizar o uso de recursos, Oportunidades para redução de custos.
f)    Maior compreensão da empresa, Identificar papéis e responsabilidades.
g)    Definir pontos de controle.
h)    Melhoria da Qualidade.
i)    Eliminar processos e atividades redundantes e que não agregam valor.
j)    Maior satisfação dos clientes internos e externos.